STJ

1/03/2023 em STJ

Tema: Direito de excluir da base  de  cálculo  da  contribuição  ao  PIS  e  da  COFINS  os  valores  recebidos  a título  de  juros  moratórios  e  correção  monetária  (taxa  SELIC)  incidentes  na restituição de tributos recolhidos a maior
REsp 2018256 –  R C CONTI INDÚSTRIA COMÉRCIO E CONFECÇÕES LTDA x FAZENDA NACIONAL – Relator: Min. Francisco Falcão

Será objeto de análise recurso especial interposto contra acórdão proferido pelo TRF da 4ª Região o qual negou provimento ao apelo da recorrente, determinando a inclusão dos valores referentes a juros de mora e correção monetária incidentes sobre a repetição de indébitos tributários na base de cálculo do PIS e da COFINS.

De acordo com o contribuinte a hipótese de incidência do PIS e da COFINS é a “receita nova”, cujo conceito envolve necessariamente a entrada de valores que não compunham o patrimônio do contribuinte, como exemplo àqueles decorrentes da venda de mercadorias ou da prestação de serviços, o que não ocorre com a taxa Selic recebida no indébito tributário.

Destacou o entendimento do STF no julgamento do RE nº 1063187 (Tema 962) que excluiu a incidência do IRPJ e CSLL sobre a taxa SELIC. O entendimento firmado pela Corte Suprema é para “excluir do âmbito de aplicação desses dispositivos a incidência do imposto de renda e da CSLL sobre a taxa SELIC recebida pelo contribuinte na repetição de indébito tributário”, o qual semelhantemente deve ser aplicado ao presente caso.

Destaca-se que o relator, Min. Francisco Falcão, se manifestou recentemente no REsp 2024159/PR assentando que a jurisprudência do STJ é pacífica no sentido de que, no âmbito da repetição do indébito tributário, os valores da Taxa Selic (correção monetária e juros de mora) integram a base de cálculo do PIS e da COFINS, entendimento que não sofreu alteração em virtude do julgamento do Tema n. 962/STF.

 

Clique e confira a íntegra do informativo: Velloza em Pauta

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >