Velloza Ata de Julgamento

30/09/2022 em Velloza Ata de Julgamento

Tema: Legitimidade do SENAI para fiscalizar, arrecadar e cobrar a contribuição adicional a si destinada, após o advento da Lei 11.457/2007, que criou a Super-Receita
EREsp nº 1571933/SC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI X CIA HERING – Relator: Min. Og Fernandes

A 1ª Seção do STJ retomou nesta quarta-feira, dia 28/09, o julgamento da controvérsia instaurada entre a 1ª e 2ª Turma relativa à legitimidade da atuação do SENAI na exigência de contribuição que lhe é destinada após vigência da Lei 11.457/2007 que criou a Super-Receita. Entretanto, o julgamento foi novamente suspenso após pedido de vista da Min. Assusete Magalhães.

Na assentada proferiu voto-vista o Min. Gurgel de Faria no sentido de acompanhar o voto do relator, Ministro Og Fernandes, quanto à admissibilidade dos embargos de divergência, por considerar existente a similitude fática entre o acórdão embargado e paradigma. Contudo, no tocante ao mérito, de forma divergente ao voto do relator, compreendeu pela manutenção do acórdão embargado, ao fundamento de que, especialmente à luz da Constituição Federal de 1988, do CTN e da Lei 11.457/2007, não há mais como se permitir que  pessoas  jurídicas  de direito privado integrantes do sistema “S” promovam atos fiscalizatórios e ações de cobrança com a finalidade de exigir tributos, no caso, as contribuições que lhe são destinadas por subvenção.

Ressaltou que apresenta-se pacifico o entendimento jurisprudencial do STF, segundo o qual os serviços sociais autônomos integrantes do sistema “S” vinculados à entidades patronais de grau superior e patrocinados basicamente por recursos recolhidos do próprio setor produtivo beneficiário, ostentam natureza de pessoa jurídica de direito privado, e não integram a administração pública, embora colabore com ela na execução de suas atividades. Afirmou que tanto a Constituição Federal como a correspondente legislação de regência, a Lei 8.706/93, que criou o serviço social do trabalho, asseguram a autonomia administrativa dessas entidades, sujeitas formalmente apenas ao controle finalístico do TCU na aplicação de contas dos recursos recebidos.

Lembrou ainda que o CTN, embora lei ordinária, foi recepcionado como lei complementar pela CF/88, no tocante aos dispositivos que veiculam regras pertinentes ao lançamento e crédito tributário, sendo o lançamento ato privativo da autoridade tributária, nos termos do art. 142 do CTN. Assim, segundo o ministro, constituído o crédito tributário de forma definitiva, deve-se proceder em inscrição de dívida ativa da União por intermédio da PGFN, tendo a CDA a  presunção de certeza e liquidez, constituindo título extrajudicial, devendo ser procedido a sua cobrança em ação fiscal. Por essa razão, compreendeu que não há campo para o ajuizamento de ação de cobrança destinada a exigir tributos, por se tratar de meio processual não previsto para tal finalidade.

Finalizou o voto dizendo que o acórdão embargado não merece reforma, pois com a entrada em vigor da Lei 11.457/2007, e por ostentar os serviços sociais autônomos integrantes do sistema “S”  natureza de pessoa jurídica de direito privado e não integrarem administração pública, cabe somente a Recita Federal promover as atividades de tributação, fiscalização, arrecadação e cobrança das contribuições de terceiros.

Na sequência, pediu vista antecipadamente a Min. Assusete Magalhães. Aguardam os demais.

­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >