Tributação do terço constitucional de férias: linha do tempo e uma reflexão

24/03/2023 em Imprensa

O advogado Alexandre Ponce de Almeida Insfran, das áreas tributária e previdenciária do Velloza, assina artigo na @‌Revista Consultor Jurídico sobre a discussão relacionada à tributação previdenciária do terço constitucional de férias.

Em 2014, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela não incidência de contribuição previdenciária sobre o pagamento de “terço constitucional de férias, indenizadas e gozadas”. No Supremo Tribunal Federal, porém, o entendimento mudou ao longo dos anos. Em 2020, a Corte entendeu que a incidência da contribuição previdenciária sobre essas verbas é constitucional.

Para Alexandre Insfran, a decisão do STF pela constitucionalidade da incidência da contribuição não afasta necessariamente a ilegalidade apontada pelo STJ.

Confira o artigo: https://lnkd.in/gAZp35-K

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >