STJ

7/03/2024 em STJ, Velloza Ata de Julgamento

Tema: Saber se, no âmbito aduaneiro, a exclusão de responsabilidade em caso de descumprimento de obrigações acessórias autônomas possui cunho tributário.
REsp 1840574 – INTERCONTINENTAL TRANSPORTATION (BRASIL) LTDA x FAZENDA NACIONAL – Relator: Ministro Afrânio Vilela.

A 2ª Turma manteve o acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que considerou impossível a extinção de crédito tributário no caso de descumprimento, por parte da Administração Pública, do prazo de 360 dias para apreciação dos requerimentos administrativos em matéria tributária. Isto porque, trata-se de prazo impróprio, isto é, quando a lei não prevê nenhuma espécie de consequência processual para caso de descumprimento.

Também foi mantido o entendimento do TRF4 de que o interregno entre a lavratura de auto de infração e a apresentação de impugnação administrativa não acarreta prescrição ou decadência, porquanto, iniciada a discussão administrativa, há suspensão da exigibilidade do crédito, nos termos do art. 151, III do CTN. Ainda em relação a discussão administrativa, considerou que o voto de qualidade, previsto para as decisões do CARF, não ofende o devido processo legal, em especial no que se refere à imparcialidade das decisões.

Em relação ao mérito, a 2ª Turma manteve a jurisprudência da Corte, no sentido de que não se aplica o instituto da denúncia espontânea quando se trata de multa isolada imposta em face do descumprimento de obrigação tributária acessória autônoma, como é o caso da obrigação do agente de cargas em prestar informações à Receita Federal (Decreto-Lei 37/66). E, ainda, que aplicação da multa independe da comprovação de prejuízo à fiscalização, pois a infração é objetiva e materializada pela mera conduta, além do que não tem a fiscalização discricionariedade na aplicação da sanção.

Clique e confira a íntegra do informativo: Velloza em Ata de Julgamento 

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >