News Societário Nº 762

23/09/2022 em News Societário

Publicada nova lei que altera os quóruns de aprovação de matérias relevantes nas sociedades limitadas

Nesta quinta-feira (22)  foi publicada no Diário Oficial da União a Lei n.º 14.451, de 21 de setembro de 2022 que altera os artigos 1.061 e 1.076 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil).

Com a mudança trazida pela nova lei, as alterações do contrato social, bem como operações de incorporação, fusão, dissolução e cessação do estado de liquidação nas Sociedades Limitadas, poderão ser aprovadas por sócios representado a maioria do capital social e não mais pelo quórum de 3/4 (três quartos) do capital social.

Outra alteração relevante, estabelece que os administradores não sócios poderão ser eleitos, caso o capital social não esteja totalmente integralizado, por aprovação de sócios representando 2/3 (dois terços) do capital social, ao invés da totalidade do capital social exigida anteriormente. Na hipótese de o capital social estar totalmente integralizado, o quórum de eleição de administradores não sócios passará a ser de mais da metade do capital social, e não mais de 2/3 (dois terços), como exigido anteriormente.

A nova lei passa a vigorar a partir de 22 de outubro de 2022.

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >