Justiça concede divórcio mesmo após a morte de um dos cônjuges

22/08/2022 em Imprensa

Tribunais de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e Minas Gerais (TJ-MG) têm concedido o divórcio pós-morte, medida incomum e ainda sem previsão legal, mas que gera efeito sobre a herança. O pedido é aceito quando a dissolução do casamento foi solicitada ainda em vida.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, nossas sócias de Wealth Planning, Joanna Oliveira Rezende e Natalia Zimmermann, comentaram as decisões.

Sem previsão legal, a medida tem sido concedida pelos tribunais com base na autonomia da vontade. Joanna Rezende observou que a legislação, em regra, não consegue acompanhar a velocidade da evolução das relações humanas.

Segundo Natalia Zimmermann, antes da Lei do Divórcio (Lei 6.515/1977), que completa 45 anos neste ano, o casamento era indissolúvel e regular a questão patrimonial não era tão importante.

Veja outros detalhes na reportagem da jornalista Beatriz Olivon: https://lnkd.in/d_Zv-QRT

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >