Juíza federal de São Paulo concede liminar para manter redução de PIS e Cofins

6/02/2023 em Imprensa

A Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar a uma empresa para adiar para abril o aumento das alíquotas de PIS e Cofins sobre receitas financeiras no regime não cumulativo.

Em entrevista ao JOTA, nossa sócia da área do contencioso tributário, Fernanda Gabeira Secco, afirmou que a decisão segue uma tendência observada nos tribunais de admitir a anterioridade nonagesimal.

A redução dos tributos foi determinada nos últimos dias de 2022 pelo Decreto nº. 11.322/2022, mas revogada no começo de 2023, através do Decreto nº. 11.374/2023.

Com o restabelecimento das alíquotas, houve aumento de tributo, o que só poderia ocorrer após 90 dias da publicação da lei ou decreto que produziu esse aumento.

“Em havendo vigência da norma, ainda que por um único dia, a Constituição, naquilo que determina o respeito à anterioridade, deve ser respeitada”, afirmou a advogada.

Leia mais na reportagem de Letícia Paiva: https://lnkd.in/dyE78vUk

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >