Cesal/STF: uma nova luz no fim do túnel do litígio judicial

17/09/2023 em Imprensa

Em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico (ConJur), nosso sócio Leandro Cabral e Silva demonstra como o Centro de Soluções Alternativas de Litígios (Cesal), responsável pelo suporte aos gabinetes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na busca de soluções consensuais de questões jurídicas, auxilia na resolução dos litígios estruturais e das demandas complexas de competência da Suprema Corte, além de promover a cooperação do STF com os demais órgãos do Poder Judiciário.

Leandro ressalta que a solução de litígios não se origina de saídas óbvias. Assim, o principal papel da mediação é auxiliar no fluxo informacional entre os envolvidos, criando vasos comunicantes que viabilizem a superação das diferenças e abram espaço ao acordo.

“Precisamos de um sistema judiciário eficiente e célere, sensível e responsivo às transformações sociais, mas que, ao mesmo tempo, garanta os direitos humanos fundamentais. Trata-se de evoluir de cultura; nos convencer que melhor que a sentença é a pacificação”, afirma Leandro.

Confira o artigo completo: https://lnkd.in/dHQ4NGX3

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >