News Bancário Nº 573

6/04/2020 em News Bancário

Alterações na regulamentação das Fintechs de Crédito

Foi publicada no D.O.U. de 30.03.2020 a Resolução do Conselho Monetário Nacional (“CMN”) nº 4.792, de 26.03.2020 (“R. 4792/20”), que alterou as regras aplicáveis às fintechs de crédito, i.e., as sociedades de empréstimo entre pessoas (“SEP”) e de sociedades de crédito direto (“SCD”).

Com a edição da R. 4792/20, foram introduzidas alterações relevantes, as quais seguem adiante expostas.

Relativamente às SCD, tais instituições ficam autorizadas, além das atividades anteriormente já permitidas, a emitir cartões de crédito, na modalidade pós pago. As SCD podem, ainda, financiar suas operações por meio do repasse de linhas de crédito originárias do BNDES.

As operações de venda ou cessão de créditos das SCD podem ser feitas para todos os fundos de investimento regulados pela Comissão de Valores Mobiliários, desde que destinados a investidores qualificados, assim como os credores da SEP também podem ser tais fundos. A regra anteriormente em vigor previa apenas a possibilidade de participação apenas de fundos de investimento em direitos creditórios – FIDCs.

No caso das SEP terem como credores os fundos de investimento ou companhias securitizadoras, estas entidades passam a ter a possibilidade de receber os créditos diretamente dos devedores. Não obstante, apesar de não haver o trânsito dos recursos por intermédio da SEP, esta continua obrigada a monitorar os fluxos de pagamento.

Por fim, a partir de agora, tanto as SCD quanto as SEP podem ser controladas isoladamente por fundos de investimento, ou seja, sem a necessidade de estarem juntos com outras pessoas jurídicas, conforme era previsto na regra anteriormente vigente.

Nossa equipe se mantém acompanhando as alterações normativas em implementação e nos colocamos à disposição para auxiliá-los.

 

Equipe Responsável – Consultoria Bancária:

Leandro Vilarinho Borges
leandro.borges@velloza.com.br
(11) 3145-0464

Luciana Pelogi
luciana.pelogi@velloza.com.br
(11) 3145-0056

Tiana Di Lorenzo Alho
tiana.lorenzo@velloza.com.br
(11) 3145-0966

Marianna Bazzon
marianna.bazzon@velloza.com.br
(11) 3145-0094

Arthur Bayler Novo
arthur.novo@velloza.com.br
(11) 3145-0115

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 608

Possibilidade de modulação de efeitos na tese que discute acerca da inclusão do ISS na base de cálculo da contribuição…

6 de agosto de 2020 em News Tributário

Leia mais >

Velloza Ata de Julgamento

RE 576967 – HOSPITAL VITABATEL S/A x UNIÃO – Relator: Min. Roberto Barroso Tema: Inclusão do salário-maternidade na base de…

5 de agosto de 2020 em Velloza Ata de Julgamento

Leia mais >