News Bancário Nº 683

2/08/2021 em News Bancário

CMN estabelece nova regra sobre a contratação de correspondentes

Em 29.07.21 foi divulgada a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.935 (“Resolução 4.935”), que dispõe sobre a contratação de correspondentes no País pelas instituições financeiras e pelas demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (“Bacen”).

De acordo com a Resolução 4.935, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen passam a ser obrigadas a instituir uma política de atuação e de contratação de correspondentes, a qual deve ser formalizada em documento próprio, ser aprovada pelo Conselho de Administração ou, na sua ausência, pela Diretoria da instituição e deverá prever:

•  Os critérios exigidos para contratação;
•  Mecanismos de controle de qualidade da atuação; e
•  As regras de remuneração para tal função.

Visando, ainda, a adequar a atuação dos correspondentes à realidade do mercado, por meio da Resolução 4.935, foram estabelecidas medidas para regular as atividades desenvolvidas pelos correspondentes por meio de plataformas eletrônicas, fixando padrões para tais atendimentos (como p.ex., qualidade técnica; linguagem clara e adequada às operações, além de prestação de informações para a livre tomada de decisões pelo consumidor) e destacando o dever de observância da Lei Geral de Proteção de Dados e do Código de Defesa do Consumidor.

Além dessas inovações, os correspondentes passam a poder atuar inclusive em relação a contas de pagamento, além das atividades relacionadas a contas de depósito que já podiam ser desempenhadas.

A Resolução 4.935 entrará em vigor em 01.02.2022, ocasião em que os dispositivos da regra que atualmente trata do assunto (i.e., a Resolução CMN nº 3954/11) serão revogados.

Para leitura da íntegra da Resolução 4.935, clique aqui.

Permanecemos acompanhando as alterações normativas em implementação e nos colocamos à disposição para auxiliá-los.

­

­

Equipe Responsável – Consultoria Bancária:

­

Leandro Vilarinho Borges
leandro.borges@velloza.com.br
(11) 3145-0096

Luciana Pelogi
luciana.pelogi@velloza.com.br
(11) 3145-0056

Viviani Aparecida Bacchmi
viviani.bacchmi@velloza.com.br
(11) 3145-0094

Arthur Bayler Novo
arthur.novo@velloza.com.br
(11) 3145-0115

Lucas da Silva Ribeiro
lucas.ribeiro@velloza.com.br
(11) 3145-0055

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >