Os brasileiros presos no Brasil que não temem o vírus, mas o leão

17/08/2020 em Imprensa

Nossas sócias Natalia Zimmermann e Joanna Oliveira Rezende foram entrevistadas pela revista VEJA sobre uma situação inusitada que surgiu em meio à pandemia do novo coronavírus. Muitos brasileiros que moram em outros países, mas estavam de visita ao Brasil, não conseguiram ainda voltar à nação onde residem, devido à proliferação da Covid-19 no Brasil.

Assim, passaram a correr o risco de serem considerados residentes fiscais no Brasil, o que acarretaria a necessidade de pagamento de imposto de renda em solo nacional – embora eles já paguem o tributo no país onde residem.

Nossas advogadas alertam que em alguns países não está vigente a regra de reciprocidade ou acordo de tributação, para compensar o pagamento de tributos. Assim, pode ser necessário demonstrar à Receita onde fica, de fato, o centro de interesse vital da pessoa, para definir o local de incidência do IR.

Confira a matéria da jornalista Josette Goulart: https://lnkd.in/dyWtCWj

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados Nº 870

Nova Regulamentação da ANPD sobre Comunicação de Incidentes de Segurança Informamos que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >