Reforma tributária leva empresas a rever contratos e operações de aquisição

08 . 07 . 2025

A reforma tributária, que entra em fase de testes em 2026 e começa a valer efetivamente em 2027, tem levado muitas empresas a revisar contratos com clientes e fornecedores, com o objetivo de avaliar o impacto a partir da entrada em vigor dos novos tributos sobre bens e serviços.

Elisa Henriques, sócia da área tributária do Velloza Advogados, conversou com a Folha de S.Paulo e destacou que os impactos da reforma vão muito além da relação entre clientes e fornecedores. Segundo ela, reorganizações societárias, aquisições de empresas e condições de prestação de serviços também precisam ser analisadas.

No caso das fusões e aquisições, Elisa explica que os negócios são fechados com base em projeções de lucro que podem ser afetadas pelo fim de benefícios fiscais ou pela necessidade de ajustes de preços. “Em alguns casos, há até dúvida se os negócios continuarão fazendo sentido com o fim dos incentivos”, conclui.

Leia mais:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/07/reforma-tributaria-leva-empresas-a-rever-contratos-e-operacoes-de-aquisicao.shtml