News Societário Nº 528

26/08/2019 em News Societário

Substituição do CADEMP pelo Cadastro Declaratório de Não Residente (CDNR)

Informamos que o Banco Central do Brasil publicou um novo manual, datado de 09 de agosto de 2019, dispondo acerca da criação do Cadastro Declaratório de Não Residente (“CDNR”), o qual substituiu o antigo Cadastro de Empresas (“CADEMP”).

Assim como o antigo CADEMP, o CDNR é exigido (i) para as pessoas físicas ou jurídicas não residentes no país que desejam registrar operações envolvendo capitais estrangeiros no sistema RDE-ROF do Banco Central; e (ii) para as pessoas jurídicas não residentes que desejam solicitar inscrição no CNPJ e, posteriormente, adquirir participação no capital de empresas brasileiras.

O usuário tem acesso ao sistema do CDNR através do site do Banco Central e a grande novidade está no fato de que o CDNR é mais dinâmico do que o CADEMP.

No caso de solicitação de inscrição no CNPJ por pessoas jurídicas não residentes, por exemplo, é possível fazer o upload no próprio sistema dos documentos comprobatórios de sua existência no exterior, sendo dispensada a tradução juramentada se os documentos estiverem em alfabeto ocidental.

A liberação do CNPJ pode ser acompanhada pelo próprio sistema e ocorrerá no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da data da solicitação.

O escritório Velloza Advogados conta com uma equipe especializada acerca deste tema e está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

­

 

Equipe Societário e M&A

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Trabalhista e Previdenciário Nº 544

Medida Provisória 905 de 2019 inova e flexibiliza regras para instituição de Programas de PLR A recém publicada Medida Provisória…

News Trabalhista e Previdenciário Nº 543

Governo cria o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e reduz a tributação das empresas que contratarem pela nova modalidade…