Dia Internacional da Privacidade e Proteção de Dados
Hoje, dia 28/01/2021, comemoramos globalmente o Dia Internacional da Privacidade e Proteção de Dados. O principal objetivo dessa data comemorativa é aumentar a conscientização e promover as melhores práticas de privacidade e proteção de dados, alertando também usuários sobre a importância de proteger a privacidade de suas informações pessoais.
No Brasil, desde a edição da Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”) em 2018, as organizações que já realizavam um tratamento massivo de dados pessoais, em sua maioria, já contemplaram ações no sentido de se preparar para estar em conformidade com a norma brasileira. Alguns setores tinham a seu favor a adoção de robustos standards de segurança da informação visando a proteção de dados. No caso do segmento bancário, o próprio BACEN, como órgão regulador, emitiu normas visando o aperfeiçoamento da governança de dados e da segurança cibernética.
Em nossa experiência, as organizações têm buscado auxílio para vincular explicitamente sua visão corporativa e valores à sua posição ética em torno da privacidade e proteção de dados e construir uma cultura de privacidade, de modo que será mais frequente cada vez mais a ética e a privacidade dos dados como um tema dentro de relatórios anuais e comunicações institucionais. Essa abordagem é determinante na construção da confiança com os indivíduos com os quais a organização interage.
A conformidade digital também requer que as organizações percebam que a segurança e a privacidade precisam trabalhar lado a lado nessa nova realidade, seja para assegurar a efetividade do programa de governança seja para equilibrar orçamentos de cada uma das áreas da organização.
Assim como a pandemia, o tema de privacidade e proteção de dados tem afetado todas as partes do mundo, cada setor, cada empresa e cada indivíduo seja pelo aumento da consciência dos consumidores, seja pelo crescimento do ecossistema global da privacidade e proteção de dados. O assunto permeia vários aspectos das atividades das organizações, quais sejam, nas operações de M&A, na forma como lidam com dados de seus colaboradores e clientes, na qualidade e tipo de dados pessoais que tratam, na relação com terceiros que processam dados, na forma como compartilham dados, nos seus projetos internos e no estado de prontidão requerido para atender a LGPD.
É sabido que a LGPD ainda depende de uma série de definições por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) e, por meio desse veículo, vamos trazer essas atualizações e evolução sobre o tema para nossos clientes e assinantes de nossa newsletter. Aproveitem essa data comemorativa para refletir sobre o momento da jornada sua organização se encontra, de que forma o tema está sendo priorizado e reforçar junto aos seus colaboradores a importância da privacidade e proteção de dados em suas atividades pessoais e profissionais.