V&G News Nº 181

2/01/2013 em Sem categoria

Vale-Cultura
A Presidenta da República sancionou hoje a Lei nº 12.761/2012, que, dentre outras providências, cria o vale-cultura, de caráter pessoal e intransferível. Com validade em todo o território nacional, esse benefício tem por finalidade permitir o acesso e fruição de produtos e serviços culturais.
O vale-cultura deverá ser fornecido pelas empresas aos trabalhadores com vinculo empregatício, cuja remuneração não ultrapasse 5 (cinco) salários mínimos mensais, e disponibilizado, preferencialmente, por meio magnético, sendo vedada a reversão do valor do vale em pecúnia. Caso todos os trabalhadores nesta condição já tenham recebido o benefício, os demais empregados, com renda superior àquela, poderão receber o vale. Destaca-se que o trabalhador poderá optar pelo não recebimento do vale-cultura.

O valor mensal do vale-cultura, por usuário, será de R$ 50,00 (cinquenta reais), podendo ser descontado do trabalhador o seguinte percentual:

Renda Mensal do Trabalhador (R$)    Desconto da Remuneração
Até 5 (cinco) salários mínimos    10% do valor do vale-cultura
Superior a 5 (cinco) salários mínimos    de 20% a 90% do valor do vale-cultura, de acordo com a respectiva faixa salarial

Ainda de acordo com a referida Lei, a parcela do valor do vale-cultura: (i) não tem natureza salarial, não se incorporando à remuneração para quaisquer efeitos; (ii) não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (“FGTS”); e (iii) não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Para fins de recolhimento do Imposto de Renda devido pela Pessoa Jurídica (“IRPJ”), até o exercício de 2017, ano-calendário de 2016, o valor despendido a título de aquisição do vale-cultura poderá ser deduzido pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real. A dedução fica limitada a 1% do IRPJ devido.

Embora esta Lei tenha entrado hoje em vigor, o Poder Executivo ainda deverá regulamentá-la no prazo de 60 (sessenta) dias.

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS SOBRE AS MATÉRIAS AQUI VEICULADAS DEVERÃO SER DIRIGIDAS AO V&G.

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >

Proyecto de Ley 2.338/23: Los impactos en Brasil de la regulación europea de la IA

Em artigo publicado no LexLatin, o sócio Laércio Sousa, da área de Direito Digital e Propriedade Intelectual, discute os impactos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >