V&G News Legal & Bancário Nº 342

1/04/2016 em News Bancário

Uso do FGTS como garantia para consignados

01 de abril de 2016

Foi publicada no Diário Oficial da União (“D.O.U”) na última quarta-feira a Medida Provisória nº 716, de 29 de março de 2016 (“MP 719/2016”) que, dentre outros assuntos, altera a Lei n 10.820, de 17 de dezembro de 2003, a qual dispõe sobre a autorização para desconto em folha de pagamento de valores  para pagamento de empréstimos.

A MP 719/2016 permite aos trabalhadores do setor privado, que contratarem crédito consignado, utilizar como garantia até 10% (dez por cento) do saldo de sua conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (“FGTS”) e até 100% (cem por cento) do valor da multa paga pelo empregador, exclusivamente em caso de demissão sem justa causa, inclusive a indireta, ou de demissão  por culpa recíproca ou força maior.

O Conselho Curador do FGTS poderá definir o número máximo de parcelas e a taxa máxima mensal de juros a ser cobrada pelas instituições consignatárias nas operações de crédito consignado realizadas com a garantia prevista acima.

Caberá à Caixa Econômica Federal, na qualidade de agente operador do FGTS, definir os procedimentos operacionais necessários à execução desta nova modalidade de garantia.

Esta medida havia sido anunciada em janeiro pelo Ministério da Fazenda, com o objetivo de diminuir o risco de crédito nas operações de empréstimo consignados feitos por trabalhadores do setor privado e, consequentemente, reduzir as taxas de juros dessas operações.

A MP entra em vigor na data de sua publicação.

 

Equipe Responsável:

Cesar Amendolara
(11) 3145-0070
cesar.amendolara@vellozaegirotto.com.br

Hildelene Bertolini
(11) 3145-0953
hildelene.bertolini@vellozaegirotto.com.br

 

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Direito Digital e Proteção de Dados Nº 647

ANPD divulga orientação ao mercado sobre como notificar vazamentos de dados pessoais A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)…

News Tributário Nº 646

Da possibilidade de dedutibilidade das multas fiscais Apesar de haver entendimento da Receita Federal de que multas não tributárias, aplicadas…

23 de fevereiro de 2021 em News Tributário

Leia mais >