Velloza Ata de Julgamento

17/10/2018 em Velloza Ata de Julgamento

RESP 1758873/SP – FAZENDA NACIONAL x KIDELICIA SUPERMERCADOS LTDA – Relator Min. Herman Benjamin
Tese: Possibilidade de inclusão do sócio no polo passivo em caso de averbação do distrato social depois de constituído definitivamente o crédito tributário
A 2ª Turma do STJ reconheceu, nesta terça-feira, que o distrato social é apenas uma das etapas para a extinção da sociedade empresarial sendo necessária, portanto, a análise posterior quanto à realização do ativo e pagamento do passivo para que, somente após tais providências, seja possível a decretação formal da extinção da personalidade jurídica.
Com isso, no caso levado a julgamento nesta assentada, a Turma resolveu, por unanimidade, prover o recurso especial interposto pela Fazenda Nacional para devolver os autos ao Tribunal de origem a fim de que este prossiga na análise de eventual preenchimento dos demais requisitos para redirecionamento, ou seja, se, após o registro do distrato, foram executadas as demais etapas necessárias para a extinção da sociedade empresarial.
Destaca-se que este posicionamento da Turma não é novo e, conforme divulgamos no Velloza Ata de Julgamento do dia 19/09/2018, o mesmo entendimento foi aplicado no julgamento do RESP 1757553/SP, cujo acórdão ainda aguarda publicação.

­

­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

STJ

Tema: Possibilidade de desconto dos créditos calculados em relação ao frete na apuração da base de cálculo do PIS e…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >

STJ

Tema: IRRF sobre rendimentos auferidos em operações de mútuo de recursos financeiros entre empresas controladoras e controladas. REsp 1624510 –…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >