Velloza Ata de Julgamento

10/09/2021 em Velloza Ata de Julgamento

RE 1331654 – HORFRAN COMERCIAL ELETRO MOVEIS LTDA x UNIÃO
Tema:
incidência do IRPJ e da CSLL sobre a correção monetária de rendimentos de aplicações financeiras
O Plenário do Supremo Tribunal Federal, nessa quarta-feira (09), definiu ser infraconstitucional, e a ela se aplicando os efeitos da ausência de repercussão geral, a controvérsia relativa à incidência do IRPJ e da CSLL sobre a correção monetária de rendimentos de aplicações financeiras (Tema 1168 – RG).
A repercussão geral do tema estava sendo analisada pelo Plenário Virtual do STF, entretanto, apenas os Ministros Alexandre de Moraes e Roberto Barroso se manifestaram pela natureza constitucional e repercussão geral da matéria. Os demais ministros que compõem o Plenário do STF acompanharam o Presidente Ministro Luiz Fux em sua manifestação, no sentido de que o tema deve ser discutido à luz do CTN e da Lei nº 8.981/1995, não havendo questão constitucional a ser dirimida.
Diante tal decisão, a análise do tema se concentra no STJ, no qual já foram indicados cinco recursos como representativos da controvérsia e aguardam sua admissão, ou não, como recursos repetitivos.
Destacamos que as Turmas de Direito Público do STJ já vêm se manifestando de forma desfavorável aos contribuintes, razão pela qual a Fazenda Nacional vem pleiteando nos recursos representativos da controvérsia ora citados, que o julgamento da afetação ocorra conjuntamente com o próprio mérito da questão debatida, com a edição de Súmula sobre o tema no sentido de que “incide IRPJ e CSLL sobre os rendimentos de operações financeiras, ainda que provenientes de diferença de correção monetária (inflação)”.
(STJ: REsp’s nºs 1950177, 1946630, 1948277, 1949760 e 1950219)

­

­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >

Proyecto de Ley 2.338/23: Los impactos en Brasil de la regulación europea de la IA

Em artigo publicado no LexLatin, o sócio Laércio Sousa, da área de Direito Digital e Propriedade Intelectual, discute os impactos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >