Velloza Ata de Julgamento

30/10/2020 em Velloza Ata de Julgamento

REsp nº 1752868/PE – FAZENDA NACIONAL x SERVCAR LOCADORA EIRELI – Relator: Min. Francisco Falcão
Tese: Possibilidade de bloqueio de valores da conta bancária da executada em momento prévio à citação
Nesta terça-feira, dia 27, a 2ª Turma do STJ, julgando recurso especial interposto pela Fazenda Nacional, manteve o entendimento adotado pelo TRF5 no sentido da ilegalidade da penhora realizada antes do ato de citação.
De forma favorável ao contribuinte, o Superior Tribunal de Justiça entendeu por afastara a aplicação do entendimento manifestado pelo STJ  no REsp 1.184.765/PA, que considerara legítima a determinação, de ofício, do arresto prévio mediante bloqueio eletrônico via BACENJUD, antes mesmo de realizada a citação do executado.
Destacou-se que a constrição patrimonial tem por requisito de validade a prévia citação do executado, ato que permite o ingresso deste na relação processual, abrindo-lhe a oportunidade de pagar ou de garantir a execução, salvo quando caracterizado o intuito de dilapidação do patrimônio e a não oferta de bens penhoráveis no prazo de 05 dias, sob pena de afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa.
Sendo assim, segundo o STJ, é dever do Juiz oportunizar a manifestação do executado para pagar a dívida ou garantir a execução e, apenas quando não tomada qualquer providência nesse sentido, o Juiz deverá determinar a penhora, que poderá recair sobre qualquer bem do executado.

­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Executivo veta projeto que define conceito de “praça” para cálculo do IPI

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva falou ao Jota sobre o veto, pelo Executivo, ao projeto de lei (PL 2110/2019)…

7 de outubro de 2021 em Imprensa

Leia mais >

Sócio capitalista impulsionará agente autônomo

Nosso sócio Cesar Amendolara falou ao jornal Valor Econômico sobre proposta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para alterar regras…

7 de outubro de 2021 em Imprensa

Leia mais >