STJ

28/10/2021 em STJ

REsp nº 1671357 – AUTOMETAL x FAZENDA NACIONAL – Relator: Min. Mauro Campbell
Tema: incidência de IOF sobre contrato de câmbio simbólico

A Segunda Turma do STJ, por unanimidade, assentou que há incidência da CPMF e do IOF sobre as movimentações decorrentes das operações de transferência internacional de ações de sociedade estrangeira no aumento do capital social de empresa brasileira, conforme previsto pelo art.  63, II do CTN. No caso concreto, o investimento de empresa estrangeira foi transferido para a empresa brasileira, ora Recorrente, por meio de aportes de capital (ingresso de ações nominativas).
De acordo com o voto do relator, Ministro Mauro Campbell, há sim dívida mensurável em dinheiro estabelecida entre a sociedade estrangeira e a sociedade brasileira, representada pelo valor das ações que a primeira subscreveu, pagando essa dívida mediante a entrega de novas ações, dação em pagamento ou permuta.
A seu ver, os polos se invertem em relação ao exemplo dado no contrato de mútuo, no qual a credora é a sociedade estrangeira, o que não é relevante para a incidência da CPMF, tendo evidente troca de ativo mensurável em dinheiro. Ademais, afirmou que os dois casos necessitam do mesmo registro simbólico de câmbio, que caracteriza a circulação escritural de moeda.
Por fim, registrou que deve ser aplicado à discussão relativa à incidência de IOF sobre contrato de câmbio simbólico, por analogia, o Recurso repetitivo nº 1.129.335, julgado pela 1ª Seção do STJ, em que firmou-se o entendimento de que “a Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores de Créditos e Direitos de Natureza Financeira – CPMF, enquanto vigente, incidia sobre a conversão de crédito decorrente de empréstimo em investimento externo direto (contrato de câmbio simbólico), uma vez que a tributação aperfeiçoava-se mesmo diante de operação unicamente escritural”.

­

Clique e confira a íntegra do informativo: Velloza Ata de Julgamento

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 869

Cuidados a serem observados pelas empresas já cadastradas no Domicílio Judicial Eletrônico Ao considerarmos a obrigatoriedade imposta pelo Conselho Nacional…

15 de abril de 2024 em News Tributário

Leia mais >

STF

Tema: Incidência do PIS e da COFINS sobre a receita advinda da locação de bens móveis. Tema 684 da repercussão…

12 de abril de 2024 em STF

Leia mais >