STJ

19/05/2021 em STJ

RESP 1472761/PR – FAZENDA NACIONAL x TUNG CHUAN WANG – Relator Min. Mauro Campbell Marques
Tese: Multa ex officio. Inaplicabilidade da multa em caso de pagamento com atraso
A 2ª Turma do STJ afastou a multa de ofício de 75% prevista no art. 44, I, da Lei 9.430/96, em caso em que o contribuinte não declarou o imposto de renda sobre o ganho de capital e apenas informou na declaração de ajuste os valores de aquisição e alienação do bem e, após intimado, efetuou o pagamento do tributo somada à multa e juros de mora dentro do prazo dos 20 dias subsequentes.
O colegiado levou a julgamento recurso em que se discutia se o recolhimento tardio, promovido após o início da fiscalização, deveria ser acrescido da multa de mora de 20% prevista no art. 47 da Lei 9.430/96 ou da multa de ofício de 75% prevista no art. 44, I, da mesma lei. No caso concreto, o contribuinte procedeu à alienação de seu veículo em valor superior ao valor adquirido, e apenas declarou a referida alienação, informando a ocorrência de ganho de capital na declaração de ajuste em campo incorreto, e nada recolhendo a título de imposto de renda. Posteriormente, a Receita Federal iniciou procedimento fiscal para apuração de tributo e, após intimar o contribuinte, este pagou o valor do tributo acrescido de juros e multa de mora. Entretanto, a RFB, entendendo não estar configurada a denúncia espontânea, procedeu ao lançamento do imposto devido com multa de 75% do valor e juros.
O relator, Ministro Mauro Campbell, concluiu que o contribuinte, embora não tenha declarado o imposto de renda sobre o ganho de capital, informou na declaração de ajuste os valores de aquisição e alienação do veículo e, intimado, efetuou o pagamento do tributo, somado a multa e juros de mora, dentro do prazo de 20 dias, em consonância ao art. 47, da Lei 9.430/96. A seu ver, uma vez que a informação da alienação e o valor correto da venda do bem constou da declaração, bastaria que a receita federal fosse mais diligente e verificasse os dados. Assim, considerou ter havido a declaração exigida para aplicação do art. 47 da Lei n. 9.430/96, a fim de afastar a incidência da multa de ofício, prestigiando a boa-fé do contribuinte. Tal entendimento foi acompanhado pelos ministros Og Fernandes e Assusete Magalhães.
Restaram vencidos os ministros Herman Benjamin e Francisco Falcão, que entendiam que a mera existência de informação a respeito da situação fática tributável, de que houve venda do bem, é inconfundível com a declaração de que houve ganho de capital, bem como de que há tributo a esse título devido, devendo ser aplicado ao caso a multa de ofício.

­­

Clique e confira a íntegra do informativo: Velloza Ata de Julgamento

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >

Proyecto de Ley 2.338/23: Los impactos en Brasil de la regulación europea de la IA

Em artigo publicado no LexLatin, o sócio Laércio Sousa, da área de Direito Digital e Propriedade Intelectual, discute os impactos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >