Receita Federal restringe isenção de IR sobre ganhos com a variação cambial

8/07/2021 em Imprensa

Em entrevista ao Valor Econômico, nossa sócia Joanna Oliveira Rezende falou sobre solução de consulta da Receita Federal que restringiu a isenção do Imposto de Renda (IR) sobre ganhos com a variação cambial sobre dinheiro em contas mantidas no exterior.

De acordo com a Solução de Consulta Cosit 115, parte do valor obtido deve ser tributado com alíquota entre 15% e 22,5%. A taxação é feita na transferência do valor para o Brasil e vale para recursos mantidos por pessoas físicas em conta corrente (ou seja, que não geram rendimento de aplicação financeira).

Nossa sócia ressaltou que a interpretação é diferente do que vinha sendo praticado até então. “Nunca tivemos dúvida em relação a isso. Eu discordo totalmente dessa interpretação”, afirmou Joanna.

Veja outros detalhes na reportagem: https://lnkd.in/dYwT9vs

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 691 – Complemento

Barroso afasta a incidência de IRPJ/CSLL sobre a SELIC recebida na repetição de indébito tributário, mas propõe modulação Prosseguindo no…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >

News Tributário Nº 691

STF: 4 votos pela impossibilidade de incidência de IRPJ/CSLL sobre a Taxa Selic recebida na repetição de indébito tributário O…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >