Proposta de “fim do ágio” poderá gerar novas discussões judiciais

12/07/2021 em Imprensa

Nossas sócias Elisa da Costa Henriques e Fernanda Junqueira Calazans falaram ao Valor Econômico sobre o trecho da proposta de reforma do Imposto de Renda que prevê acabar com a possibilidade de amortização do ágio – valor pago pela expectativa de rentabilidade futura da empresa que está sendo adquirida.

Pela regra atual, o ágio fica registrado como despesa no balanço e pode ser amortizado em um prazo de cinco anos. A amortização reduz o valor a pagar de IRPJ e CSLL.

Nossas sócias apontam que o fim da possibilidade de amortização do ágio pode gerar uma discussão sobre a tributação de patrimônio e não renda. Para elas, desconsiderar a parcela referente ao ágio do custo de aquisição e, consequentemente, na forma de tributação pode ser algo confiscatório.

Leia a matéria: https://lnkd.in/d3G8tbg

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >

Proyecto de Ley 2.338/23: Los impactos en Brasil de la regulación europea de la IA

Em artigo publicado no LexLatin, o sócio Laércio Sousa, da área de Direito Digital e Propriedade Intelectual, discute os impactos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >