Os brasileiros presos no Brasil que não temem o vírus, mas o leão

17/08/2020 em Imprensa

Nossas sócias Natalia Zimmermann e Joanna Oliveira Rezende foram entrevistadas pela revista VEJA sobre uma situação inusitada que surgiu em meio à pandemia do novo coronavírus. Muitos brasileiros que moram em outros países, mas estavam de visita ao Brasil, não conseguiram ainda voltar à nação onde residem, devido à proliferação da Covid-19 no Brasil.

Assim, passaram a correr o risco de serem considerados residentes fiscais no Brasil, o que acarretaria a necessidade de pagamento de imposto de renda em solo nacional – embora eles já paguem o tributo no país onde residem.

Nossas advogadas alertam que em alguns países não está vigente a regra de reciprocidade ou acordo de tributação, para compensar o pagamento de tributos. Assim, pode ser necessário demonstrar à Receita onde fica, de fato, o centro de interesse vital da pessoa, para definir o local de incidência do IR.

Confira a matéria da jornalista Josette Goulart: https://lnkd.in/dyWtCWj

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 865

SC COSIT nº 50/2024 – Sociedades de Crédito Direto Não São Obrigadas a Apurar o IRPJ pelo Lucro Real No…

28 de março de 2024 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados em 02/2024 sobre temas relevantes, organizados por setor de…

27 de março de 2024 em News CARF

Leia mais >