News Tributário Nº 703

30/11/2021 em News Tributário

Alterações nas regras do Cadastro de Prestadores de Outros Municípios – CPOM

O Município de São Paulo na edição do Diário Oficial de sábado, dia 27.11.21, publicou a Lei nº 17.719/21 e implementou novas regras relativas ao CPOM paulistano.

Embora o Supremo Tribunal Federal (“STF”) tenha decidido neste ano pela inconstitucionalidade da obrigatoriedade do CPOM paulistano, no julgamento do RE 1.167.509-SP (tema 1.020 de repercussão geral), a Lei nº 17.719/21 tornou facultativa a utilização do CPOM paulistano pelos prestadores de serviços, localizados fora de São Paulo.

Além de tornar facultativo, trouxe acentuadas multas. As penalidades podem ser de 50% do Imposto Sobre Serviços (“ISS”) devido, caso o tomador de serviços, não obrigado à retenção e ao recolhimento do ISS, deixe de emitir Nota Fiscal Eletrônica do Tomador/Intermediário de Serviços (“NFTS”) ou a faça com equívocos; podendo ainda chegar até 100% sobre o valor do ISS incidente, caso o Fisco paulistano comprove que o tomador tinha conhecimento que o prestador de serviços simulava seu estabelecimento fora de São Paulo.

Nota-se uma postura abusiva da Lei nº 17.719/21, vez que na prática o dever da fiscalização é estendido ao tomador de serviços, quando a ele é imputada a incumbência da ciência do estabelecimento simulado do prestador de serviços, ensejando graves ônus àquele, não obstante à (provável) subjetividade que o Fisco paulistano poderá se valer com a aplicação das penalidades acima comentada.

O Escritório se coloca à disposição de seus clientes para o esclarecimento de eventuais dúvidas e análise das medidas cabíveis em cada caso.

­

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Carf permite dedução de multa de leniência do cálculo do IRPJ

Nosso sócio Leandro Cabral e Silva comentou, no Valor Econômico desta sexta-feira (19/4), decisão do CARF (Conselho Administrativo de Recursos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >

Proyecto de Ley 2.338/23: Los impactos en Brasil de la regulación europea de la IA

Em artigo publicado no LexLatin, o sócio Laércio Sousa, da área de Direito Digital e Propriedade Intelectual, discute os impactos…

22 de abril de 2024 em Imprensa

Leia mais >