News Tributário Nº 686

2/09/2021 em News Tributário

O Julgamento do Tema 962 do STF – Tributação Corporativa sobre a Selic

O Supremo Tribunal Federal (“STF”) ultimamente tem movimentado boa parte de suas pautas com matérias no âmbito tributário – e de grande impacto econômico.

Exemplo disso é a recente inclusão na sua pauta para julgamento virtual do Tema 962, objeto do Recurso Extraordinário nº 1063187/SC, que tratará da Incidência do Imposto de renda – Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a taxa Selic (juros de mora e correção monetária) recebida pelo contribuinte na repetição do indébito.

O Tema 962 foi agendado para ser julgado entre 17/09/2021 a 24/09/2021.

Por se tratar uma matéria tributária com um impacto relevante, em especial para a União (se considerarmos como premissa o cenário vitorioso para o contribuinte), é importante olharmos para a possibilidade de que o STF module os efeitos da decisão – como realizou em outras matérias tributárias ja decidida, por exemplo, a exclusão do ICMS da base de cálculo do Pis e da Cofins; a não incidência do ITCMD sobre bens e doações concretizadas no exterior, dentre outros casos.

Diante  desse  histórico,  e das  recentes orientações do STF, especialmente quanto a  uma modulação dos efeitos, convém aos contribuintes ficarem atentos, de forma  conservadora,  para a adoção de medidas judiciais cabíveis antes da data prevista para o início do julgamento (17/09/21), de modo a não “ficar de fora” da eventual decisão favorável à recuperação dos valores pagos indevidamente.

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Velloza Ata de Julgamento

REsp nº 1987675/SP – GIRAFA COMÉRCIO ELETRÔNICO LTDA X FAZENDA NACIONAL – Relator: Min. Herman Benjamin Tema: Possibilidade de revogação…

24 de junho de 2022 em Velloza Ata de Julgamento

Leia mais >

Novo golpe induz contribuinte a regularizar CPF; veja o que fazer para não cair em cilada

A Receita Federal fez um alerta recente sobre a existência de um novo golpe envolvendo uma suposta regularização de CPF….

22 de junho de 2022 em Imprensa

Leia mais >