News Tributário Nº 415

4/12/2017 em News Tributário

CONFAZ publica convênio sobre anistia fiscal

04 de dezembro de 2017.

O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, em reunião extraordinária realizada em Brasília no último dia 23 de novembro, publicou o CONVÊNIO ICMS nº 169/2017, objetivando estabelecer as condições para a concessão de moratória, parcelamento de débitos, ampliação de prazo para pagamento, remissão ou anistia, bem como a celebração de transação, relativamente ao ICMS.

No geral as condições propostas pelo Convênio são boas, e estabelecem prazo de até 60 meses (prazo máximo) para parcelamento dos débitos, e  redução do valor das multas e dos juros que podem chegar até 80% e 30%, respectivamente.

Serão objeto do benefício os créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados, podendo ser incluídos os valores espontaneamente declarados ou informados pelo sujeito passivo à administração tributária.

O Convênio ICMS nº 169/2017 ainda será objeto de internalização pelos Estados e Distrito Federal, que deverão publicar regulamentação local para estes assuntos. Entretanto, as empresas devem antecipar e fazer um levantamento dos débitos junto aos Estados para decidir incluí-los ou não na anistia local.

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 865

SC COSIT nº 50/2024 – Sociedades de Crédito Direto Não São Obrigadas a Apurar o IRPJ pelo Lucro Real No…

28 de março de 2024 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados em 02/2024 sobre temas relevantes, organizados por setor de…

27 de março de 2024 em News CARF

Leia mais >