News Meios de Pagamentos, Tecnologia e Proteção de Dados Nº 623

10/11/2020 em News Meios de Pagamentos e Tecnologia

Ataque hacker ao Superior Tribunal de Justiça e seu alerta

Hoje, dia 10/11/2020, o Superior Tribunal de Justiça (“STJ”) retomou suas atividades após um ataque hacker detectado no dia 03/11/2020. No período de 03 a 09/11/2020, praticamente todas suas atividades foram suspensas, com exceção das medidas de urgência, para as quais foi criado um canal específico para atendimento de tais demandas.   O STJ estima que 12 mil processos deixaram de ser julgados por conta do ataque cibernético.

Referido incidente de segurança acende um alerta para outros órgãos do poder público  e para as organizações privadas no sentido de reforçarem suas medidas técnicas e administrativas para a proteção dos dados pessoais  de acessos não autorizados, bem como de situações acidentais ou ilícitas conforme orientam  os princípios da segurança e prevenção  estabelecidos na Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), em vigor desde 18/09/2020.

Já como reflexo de tal incidente, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou ontem, dia 09/11/2020, a criação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de um comitê cibernético para monitorar e discutir medidas que permitam a segurança dos sistemas eletrônicos dos tribunais.

E nesse sentido, a jornada de adequação à LGPD e a implementação de um efetivo programa de governança em privacidade ganham relevância. Pois, estas ações incentivarão as organizações a refletirem  sobre as medidas de segurança e de mitigação de riscos adequadas ao seu negócio, bem como estarem preparadas para responder a incidentes dessa natureza e fazer a comunicação, se necessário, à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”).

­

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

STJ

Tema: Possibilidade de desconto dos créditos calculados em relação ao frete na apuração da base de cálculo do PIS e…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >

STJ

Tema: IRRF sobre rendimentos auferidos em operações de mútuo de recursos financeiros entre empresas controladoras e controladas. REsp 1624510 –…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >