Modulação no STF gera corrida por exclusão do ISS do PIS/Cofins

30/07/2021 em Imprensa

Nosso sócio Newton Domingueti falou ao JOTA sobre um movimento recente entre as empresas do setor de serviços: após a modulação do Supremo Tribunal Federal (STF) no caso envolvendo o ICMS na base do PIS e da Cofins, essas empresas passaram a ajuizar ações requerendo a retirada do ISS da base de cálculo das contribuições.

A expectativa é que o imposto municipal seja excluído do PIS e da Cofins, de forma semelhante à que ocorreu no caso do ICMS. A matéria ressalta que, se a lógica aplicada for a mesma, empresas que não ajuizarem ações antes da decisão do Supremo não terão direito à restituição dos cinco anos anteriores ao processo.

Newton afirma que o longo período de indefinição do tema gera insegurança jurídica para os contribuintes, o que aumenta a procura antecipada pelo Judiciário.

Saiba mais na reportagem: https://lnkd.in/dUCSMBx

 

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 691 – Complemento

Barroso afasta a incidência de IRPJ/CSLL sobre a SELIC recebida na repetição de indébito tributário, mas propõe modulação Prosseguindo no…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >

News Tributário Nº 691

STF: 4 votos pela impossibilidade de incidência de IRPJ/CSLL sobre a Taxa Selic recebida na repetição de indébito tributário O…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >