IR 2022: quer fazer a declaração pré-preenchida? Fique atento em 5 dicas para não cair na malha fina

14/04/2022 em Imprensa

Ferramenta à disposição do contribuinte este ano, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022 facilita o processo, mas demanda cuidados.

Em entrevista ao portal InfoMoney, nossa sócia de Wealth Planning Natalia Zimmermann apresentou dicas para evitar falhas e enganos.

A declaração pré-preenchida importa dados da base da Receita Federal inseridos pelo próprio contribuinte na declaração anterior.

Natália separou quatro tipos de informações que demandam atenção extra do contribuinte na declaração pré-preenchida: os rendimentos recebidos, uma vez que nem todos são puxados; os pagamentos dedutíveis e não dedutíveis, que também não são necessariamente puxados; as doações realizadas e recebidas, que devem ser reportadas pelo contribuinte, não sendo automaticamente inseridas; além da ficha de “bens e direitos”, devido a uma alteração nos códigos.

Confira outros detalhes da reportagem de Giovanna Sutto: https://lnkd.in/dDz-GRQ5

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

STJ

Tema: Possibilidade de desconto dos créditos calculados em relação ao frete na apuração da base de cálculo do PIS e…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >

STJ

Tema: IRRF sobre rendimentos auferidos em operações de mútuo de recursos financeiros entre empresas controladoras e controladas. REsp 1624510 –…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >