Entenda como funciona a cobrança, a incidência e a tributação de IPI

30/07/2021 em Imprensa

Nosso sócio Rubens Velloza e nosso advogado Denis Vieira Gomes, especialistas na área tributária, assinam artigo no JOTA para explicar como funciona a cobrança, a incidência e a tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados.

O IPI é sem dúvidas um dos tributos que mais expressam a política econômica e empresarial do país, afirmam os autores. Dotado de função extrafiscal, o imposto tem sido utilizado pelo chefe do Executivo Federal muitas vezes como instrumento para salvaguardar o mercado nacional e equilibrar a concorrência interna e externa. O IPI também é utilizado para impor uma taxação menor àqueles produtos tidos como essenciais (i.e., produtos com alíquota 0%), conforme os critérios que o legislador assim entender.

O artigo apresenta todas as facetas do tributo: o fato gerador e a base de cálculo, quem são os contribuintes, a periodicidade do pagamento e as obrigações acessórias, a não-cumulatividade e o crédito fiscal, como é a arrecadação e a destinação, as hipóteses de não incidência, a função extrafiscal e as principais discussões judiciais envolvendo sua cobrança

Leia a íntegra no JOTA: https://lnkd.in/dWJ2x9v

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 691 – Complemento

Barroso afasta a incidência de IRPJ/CSLL sobre a SELIC recebida na repetição de indébito tributário, mas propõe modulação Prosseguindo no…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >

News Tributário Nº 691

STF: 4 votos pela impossibilidade de incidência de IRPJ/CSLL sobre a Taxa Selic recebida na repetição de indébito tributário O…

21 de setembro de 2021 em News Tributário

Leia mais >