BC estuda regulação que pode inviabilizar cartões sem tarifa das fintechs

11/06/2022 em Imprensa

O Banco Central (BC) estuda uma mudança regulatória que pode impactar diretamente o modelo de negócio de algumas startups financeiras, as fintechs. Nosso sócio da área de banking e meios de pagamento, Leandro Vilarinho Borges, falou sobre o tema em entrevista ao jornal O Globo.

A mudança colocaria no mesmo patamar, para cartões de débito e pré-pagos, a Tarifa de Intercâmbio (TIC), percentual pago pelo credenciador para instituições financeiras ou instituições de pagamento emissoras dos cartões. A arrecadação com a TIC está entre as principais fontes de receita de algumas fintechs e, segundo as empresas, viabiliza oferecer alguns serviços de forma gratuita.

“Talvez para alguns haja espaço para criar outras fontes de receita e amenizar o impacto dessa mudança, mas talvez para outros essa remuneração é tão essencial que o modelo de negócio não faz sentido sem a liberdade na tarifa”, analisa o advogado. O BC está analisando contribuições que recebeu do mercado sobre o tema.

Veja outros detalhes na reportagem do jornalista Gabriel Shinohara: https://lnkd.in/dSDvJ3SH

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

STJ

Tema: Possibilidade de desconto dos créditos calculados em relação ao frete na apuração da base de cálculo do PIS e…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >

STJ

Tema: IRRF sobre rendimentos auferidos em operações de mútuo de recursos financeiros entre empresas controladoras e controladas. REsp 1624510 –…

18 de abril de 2024 em STJ

Leia mais >