BC estuda regulação que pode inviabilizar cartões sem tarifa das fintechs

11/06/2022 em Imprensa

O Banco Central (BC) estuda uma mudança regulatória que pode impactar diretamente o modelo de negócio de algumas startups financeiras, as fintechs. Nosso sócio da área de banking e meios de pagamento, Leandro Vilarinho Borges, falou sobre o tema em entrevista ao jornal O Globo.

A mudança colocaria no mesmo patamar, para cartões de débito e pré-pagos, a Tarifa de Intercâmbio (TIC), percentual pago pelo credenciador para instituições financeiras ou instituições de pagamento emissoras dos cartões. A arrecadação com a TIC está entre as principais fontes de receita de algumas fintechs e, segundo as empresas, viabiliza oferecer alguns serviços de forma gratuita.

“Talvez para alguns haja espaço para criar outras fontes de receita e amenizar o impacto dessa mudança, mas talvez para outros essa remuneração é tão essencial que o modelo de negócio não faz sentido sem a liberdade na tarifa”, analisa o advogado. O BC está analisando contribuições que recebeu do mercado sobre o tema.

Veja outros detalhes na reportagem do jornalista Gabriel Shinohara: https://lnkd.in/dSDvJ3SH

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

Velloza Ata de Julgamento

REsp nº 1987675/SP – GIRAFA COMÉRCIO ELETRÔNICO LTDA X FAZENDA NACIONAL – Relator: Min. Herman Benjamin Tema: Possibilidade de revogação…

24 de junho de 2022 em Velloza Ata de Julgamento

Leia mais >

Novo golpe induz contribuinte a regularizar CPF; veja o que fazer para não cair em cilada

A Receita Federal fez um alerta recente sobre a existência de um novo golpe envolvendo uma suposta regularização de CPF….

22 de junho de 2022 em Imprensa

Leia mais >