V&G News Tributário Nº 278

11/03/2015 em News Tributário

Redução da Base de Cálculo da Contribuição Previdenciária

11 de março de 2015

O alto índice inflacionário, taxas de juros exorbitantes, assim como aumento da carga tributária, são fatores que minam a resistência dos empresários, aos quais restam poucas alternativas para conter a pressão de seus custos em geral. Uma delas, que se apresenta vantajosa em momentos de crise econômica, é a correta e adequada interpretação no pagamento de seus tributos, de forma a reduzir a carga fiscal.  A propósito desse assunto, muita empresas, devido à colcha de retalhos da nossa legislação previdenciária, assim como pelas inúmeras decisões divergentes proferidas pelos nossos tribunais superiores, ainda não se deram conta da possibilidade de reduzirem a contribuição previdenciária incidente sobre as verbas trabalhistas.

É sabido que a Receita Federal do Brasil não reconhece o caráter indenizatório de diversas verbas, como por exemplo, abono e adicional de férias, férias pagas em dobro, e aviso prévio indenizado.

Neste contexto, sugerimos às empresas que tenham interesse na redução da carga fiscal, reverem a composição da base de cálculo utilizada para pagamento da citada contribuição, incidente sobre as verbas trabalhistas, mediante o ajuste necessário aos recentes julgamentos dos nossos Tribunais.

Ficamos à disposição para prestar eventuais esclarecimentos adicionais.

 

Equipe Responsável:

José Carlos Mota Vergueiro
(11) 3145-0954
jcvergueiro@vellozaegirotto.com.br

Michelle Rosa Ferreira
(11) 3145-0927
michelle.ferreira@vellozaegirotto.com.br

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 447

Município do Rio de Janeiro prevê reabertura do Programa Concilia Rio para pagamento de débitos tributários ou não relativos a…

19 de junho de 2018 em News Tributário

Leia mais >

News Tributário Nº 446

PRT (Medida Provisória nº 766/2017) – Demais Débitos Perante RFB – Consolidação 15 de junho de 2018 Foi publicada no…

15 de junho de 2018 em News Tributário

Leia mais >