V&G News Trabalhista e Previdenciário N° 336

2/02/2016 em News Trabalhista e Previdenciário

TST Reconhece Direito à Assistência Médica em Contrato de Trabalho Suspenso

02 de fevereiro de 2016

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho (“TST”) manifestou seu entendimento acerca da concessão do benefício de assistência médica durante o período de suspensão do contrato de trabalho.

No caso em questão, o cancelamento do plano de saúde ocorreu 2 (dois) anos após o início da suspensão do contrato de trabalho do empregado aposentado por invalidez. A empresa se defendeu argumentando que referido cancelamento estava previamente estipulado no Termo de Compromisso, o qual previa a cessação da assistência médica após o segundo ano de suspensão do contrato de trabalho.

Nesse sentido, o TST, baseando-se em decisões recorrentes dos Tribunais Regionais do Trabalho e em entendimento já sumulado pelo TST, entendeu que a descontinuação do plano foi indevida, uma vez que algumas obrigações do pacto empregatício continuam independentemente da suspensão do mesmo, principalmente aquelas relacionadas à integridade moral e física do empregado (tal como o plano de saúde).

Diante da descabida extinção do plano de saúde de empregado com contrato suspenso, o TST manifestou entendimento no sentido de que o abalo a ensejar o direito à indenização por dano moral é presumido, sendo desnecessária prova para demonstrar o “abalo moral decorrente da precipitada atitude empresarial”. Consequentemente, a empregadora foi condenada ao pagamento da respectiva indenização.

 

Equipe Responsável:

José Carlos Mota Vergueiro
(11) 3145-0954
jcvergueiro@vellozaegirotto.com.br

Michelle Rosa Ferreira
(11) 3145-0927
michelle.ferreira@vellozaegirotto.com.br

Tamara Castrezana de Siqueira
(11) 3145-0912
tamara.siqueira@vellzaegirotto.com.br

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 447

Município do Rio de Janeiro prevê reabertura do Programa Concilia Rio para pagamento de débitos tributários ou não relativos a…

19 de junho de 2018 em News Tributário

Leia mais >

News Tributário Nº 446

PRT (Medida Provisória nº 766/2017) – Demais Débitos Perante RFB – Consolidação 15 de junho de 2018 Foi publicada no…

15 de junho de 2018 em News Tributário

Leia mais >