V&G News Nº 218

19/08/2013 em Sem categoria

FCI – Ratificação do Convênio ICMS nº 88

19 de agosto de 2013
O Convênio ICMS nº 88 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que alterou alguns procedimentos a serem observados para aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais de produtos importados, entrou em vigor no dia 16 de agosto com a publicação de sua ratificação.

A partir de agora não será mais necessário informar o percentual de componentes importados na NF-e nas operações interestaduais com bens ou mercadorias importados que tenham sido submetidos a processo de industrialização no estabelecimento. Nesses casos, será exigido apenas a indicação na NF-e do número da FCI, a qual já traz o Conteúdo de Importação.

Além disso, os empresários do setor que temiam uma autuação por algum erro de preenchimento durante o confuso período das alterações podem se tranquilizar. Os contribuintes que deixaram de indicar o número da FCI e/ou o Conteúdo de Importação nas NF-e, no período de 11 de junho até a data da publicação da ratificação, não poderão ser autuados.

O Confaz também decidiu adiar o prazo de preenchimento e entrega da FCI para o dia 1º de outubro de 2013, visando à devida adequação dos contribuintes. Até lá também fica dispensada a indicação do número da FCI na NF-e.

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 619

Lei do Estado de São Paulo revoga benefício do IPVA para locadoras de veículos No último dia 15 de outubro…

23 de outubro de 2020 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque ­ Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados até 09/2020 acerca de temas relevantes, organizados por…

15 de outubro de 2020 em News CARF

Leia mais >