V&G News Nº 215

1/08/2013 em Sem categoria

Confaz retira a exigência do percentual de componentes importados na NF-e

Depois do Convênio ICMS nº 38 do Confaz estabelecer os procedimentos a serem observados para a aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais de produtos importados que tenham sido submetidos a novo processo de industrialização, foi publicado no dia 30/07/13 novo Convênio alterando a forma como as empresas deverão discriminar as informações na Nota Fiscal eletrônica (NF-e).

A primeira grande alteração trazida pelo Convênio ICMS nº 88 do Confaz foi em relação ao Conteúdo de Importação. Não mais será necessário informar o percentual de componentes importados na NF-e nas operações interestaduais com bens ou mercadorias importados que tenham sido submetidos a processo de industrialização no estabelecimento. O Confaz optou por exigir apenas o número da Ficha de Conteúdo de Importação (FCI), que já traz o referido percentual, facilitando o preenchimento pelo contribuinte. O mesmo deverá ser informado no campo “Dados adicionais do produto”, por bem ou mercadoria, com a expressão “Resolução do Senado Federal nº 13/12, Número da FCI ___.”.

Assim, nas operações subsequentes com bem ou mercadoria importados não submetidos a novo processo de industrialização, basta o estabelecimento emitente da NF-e transcrever o número da FCI contido no documento fiscal da operação anterior.

O Confaz também decidiu adiar o prazo de entrega da FCI para o dia 1º de outubro de 2013, visando a devida adequação dos contribuintes. Até essa data, convalidar-se-ão os procedimentos adotados em conformidade com o Convênio ICMS do Confaz nº 38/13 e ficará dispensada a indicação do número da FCI na NF-e emitida para acobertar as operações referentes ao mesmo.

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS SOBRE AS MATÉRIAS AQUI VEICULADAS DEVERÃO SER DIRIGIDAS AO V&G.

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Societário Nº 568

GOVERNO REGULAMENTA PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE STARTUPS DE FORMA SIMPLIFICADA Em abril de 2019, por meio da Lei Complementar nº…

27 de março de 2020 em News Societário

Leia mais >

News Mercado de Capitais Nº 567

CVM prorroga prazos regulatórios e suspende restrições em função da pandemia do COVID-19 Em razão do agravamento dos impactos econômicos…

26 de março de 2020 em News Mercado de Capitais

Leia mais >