Velloza Ata de Julgamento

26/09/2017 em Velloza Ata de Julgamento

REsp nº 1.676.146/SP – Elektro Redes S/A x Fazenda do Estado de São Paulo – Min. Herman Benjamim
Tese: Possibilidade de limitação dos juros moratórios estipulados pela legislação tributária estadual em patamares superiores à SELIC.

Manifestamos no Velloza em Pauta (edição de 11/09) a expectativa de que a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça analisasse a tese concernente à possibilidade de limitação dos juros moratórios estipulados pela legislação tributária estadual em patamares superiores à SELIC. Todavia, no julgamento do REsp nº 1.676.146, de relatoria do Ministro Herman Benjamin, a turma, por unanimidade, não conheceu do recurso especial da Fazenda Nacional, e conheceu parcialmente o recurso do contribuinte quanto à violação ao artigo 535 do Código de Processo Civil/73, mas nessa parte negou-lhe provimento, sem analisar o mérito da questão.


REsp nº 1.679.332/RS – Sistemac S/A x Fazenda Nacional – Min. Herman Benjamim
Tese: Possibilidade de compensação de acordo com a lei vigente no momento do encontro de contas a despeito da coisa julgada em sentido mais restrito.

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça também concluiu o julgamento do REsp nº 1.679.332, no qual decidiu, por unanimidade, dar parcial provimento ao recurso especial da Empresa, pela violação ao artigo 535 do Código de Processo Civil/73, determinando o retorno dos autos ao Tribunal de origem para novo  julgamento dos declaratórios, sem analise do mérito da demanda.
Para tanto entendeu-se que o Tribunal de origem julgou improcedente o pedido sob o argumento genérico de que a recorrente não conseguiu apresentar prova capaz de afastar as razões que levaram o Fisco a realizar o lançamento. Desse modo, se as premissas da recorrente estiverem certas, seria necessário a valoração do conteúdo do auto de infração e a análise da compensação propriamente dita, mediante prova pericial se preciso, para fundamentação da motivação adotada pelo órgão julgador.


REsp nº 1.679.780/RS – Fazenda Nacional x Círculo S. A. Indústria de Plásticos do Vale do Itajaí Ltda. – Min Herman Benjamim
Tese: Momento da ocorrência do fato gerador a contribuição previdenciária sobre a gratificação natalina e seu efeito com relação à contribuição previdenciária substitutiva sobre a receita bruta cobrada no curso do exercício.

Em breve julgamento, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça também não chegou a debater quanto ao momento da ocorrência do fato gerador a contribuição previdenciária sobre a gratificação natalina e seu efeito com relação à contribuição previdenciária substitutiva sobre a receita bruta cobrada no curso do exercício,  pois não conheceu o recurso especial da Fazenda Nacional tendo em vista o óbice da Súmula nº 283/STF (fundamento não atacado no recurso suficiente para a manutenção do acórdão recorrido).

 

 

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

 

VER TAMBÉM

News Especial Nº 461

Aspectos Relevantes da Lei Brasileira de Proteção de Dados (LBPD) 21 de agosto de 2018 No último dia 14 de…

21 de agosto de 2018 em Legislação

Leia mais >

News Tributário Nº 460

DITR 2018 17 de agosto de 2018 A Receita Federal do Brasil publicou em 31 de julho de 2018, a…

17 de agosto de 2018 em News Tributário

Leia mais >