Velloza Ata de Julgamento

22/03/2019 em Velloza Ata de Julgamento

RESP 1793173/RO – ESTADO DE RONDÔNIA x CIDEMAD-INDUSTRIA, COM. E EXPORTACAO DE MADEIRAS LTDA – Relator Min. Herman Benjamin
Tese: Tributação do ICMS sobre o frete – âmbito de incidência da hipótese constitucional de imunidade sobre o ICMS
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça analisou, nesta quinta-feira, o recurso interposto pelo Estado de Rondônia, o qual defende a tese no sentido de que, se o transporte for suportado pelo adquirente da mercadoria, o serviço de transporte (frete) deveria sofrer a incidência do ICMS, mesmo que a mercadoria transportada seja imune.
O entendimento da Turma, porém, rechaçou a tese do Estado e, à unanimidade, conheceram do especial apenas quanto à tese de violação da norma federal e, nessa parte, negou provimento, por entenderem que a jurisprudência do STJ está consolidada no sentido de que a isenção tributária de ICMS, no concernente a produtos destinados ao exterior, contempla toda a cadeia de deslocamento físico da mercadoria, o que abarca, inclusive, trechos eventualmente fracionados, percorridos dentro do território nacional, não sendo possível, portanto, a tributação das fases intermediárias do itinerário, como no caso, o frete.
Destacou-se, ainda, que a função da isenção da tributação de ICMS, de produtos destinados ao exterior, possui o objetivo de fortalecer a competitividade do produto nacional no mercado estrangeiro, não podendo se sustentar a tese do Estado de fazer incidir o ICMS sobre o transporte do produto a ser exportado, ainda que o preço seja pago pelo comprador de fora, pois, mesmo nessas hipóteses, o valor total encarece e a competitividade do produto decresce.
Com estes fundamentos, o colegiado entendeu que, impor ICMS nos moldes requeridos pelo recorrente, fere o espírito da norma insculpida no art. 3, II, da Lei Kandir, pois acrescenta no preço final do produto o imposto e, invariavelmente eleva o valor pago pelo comprador internacional.

­­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Societário Nº 517

Publicada IN Nº 63 do DREI que altera a Instrução Normativa Nº 15 e o Manual de Registro de Sociedade…

17 de junho de 2019 em News Societário

Leia mais >

STJ

REsp nº 1814316/SP – AMSTED-MAXION FUNDICAO E EQUIPAMENTOS FERROVIARIOS S/A X FAZENDA NACIONAL – Relator: Min. Herman Benjamin Tese: Possibilidade…

13 de junho de 2019 em STJ

Leia mais >