Velloza Ata de Julgamento

22/03/2019 em Velloza Ata de Julgamento

RESP 1793173/RO – ESTADO DE RONDÔNIA x CIDEMAD-INDUSTRIA, COM. E EXPORTACAO DE MADEIRAS LTDA – Relator Min. Herman Benjamin
Tese: Tributação do ICMS sobre o frete – âmbito de incidência da hipótese constitucional de imunidade sobre o ICMS
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça analisou, nesta quinta-feira, o recurso interposto pelo Estado de Rondônia, o qual defende a tese no sentido de que, se o transporte for suportado pelo adquirente da mercadoria, o serviço de transporte (frete) deveria sofrer a incidência do ICMS, mesmo que a mercadoria transportada seja imune.
O entendimento da Turma, porém, rechaçou a tese do Estado e, à unanimidade, conheceram do especial apenas quanto à tese de violação da norma federal e, nessa parte, negou provimento, por entenderem que a jurisprudência do STJ está consolidada no sentido de que a isenção tributária de ICMS, no concernente a produtos destinados ao exterior, contempla toda a cadeia de deslocamento físico da mercadoria, o que abarca, inclusive, trechos eventualmente fracionados, percorridos dentro do território nacional, não sendo possível, portanto, a tributação das fases intermediárias do itinerário, como no caso, o frete.
Destacou-se, ainda, que a função da isenção da tributação de ICMS, de produtos destinados ao exterior, possui o objetivo de fortalecer a competitividade do produto nacional no mercado estrangeiro, não podendo se sustentar a tese do Estado de fazer incidir o ICMS sobre o transporte do produto a ser exportado, ainda que o preço seja pago pelo comprador de fora, pois, mesmo nessas hipóteses, o valor total encarece e a competitividade do produto decresce.
Com estes fundamentos, o colegiado entendeu que, impor ICMS nos moldes requeridos pelo recorrente, fere o espírito da norma insculpida no art. 3, II, da Lei Kandir, pois acrescenta no preço final do produto o imposto e, invariavelmente eleva o valor pago pelo comprador internacional.

­­

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 619

Lei do Estado de São Paulo revoga benefício do IPVA para locadoras de veículos No último dia 15 de outubro…

23 de outubro de 2020 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque ­ Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados até 09/2020 acerca de temas relevantes, organizados por…

15 de outubro de 2020 em News CARF

Leia mais >