Velloza Ata de Julgamento

2/08/2018 em Velloza Ata de Julgamento

ADI 3144 – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO – CNC x PRESIDENTE DA REPÚBLICA – Relator Min. Edson Fachin
Tese: Inconstitucionalidade da Lei nº 10.833/03, que alterou o regime de cálculo e recolhimento da COFINS para não-cumulativo e elevou a alíquota de 3% para 7,6%.
A Suprema Corte levou a julgamento a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3144, proposta pela Confederação Nacional do Comércio para questionar a constitucionalidade da Lei nº 10.833/03, que criou o regime não-cumulativo da COFINS e aumentou a alíquota da contribuição social para aqueles obrigados à adoção da sistemática de 3% para 7,6%. Na ocasião, a Corte concluiu, por unanimidade,  não haver parâmetro constitucional flagrantemente violado. O ministro  relator, Edson Fachin, considerou em seu voto que a sujeição ao regime do lucro presumido é uma escolha realizada pelo contribuinte à luz do seu respectivo planejamento tributário, razão pela qual as diferenças de tratamento tributário entre sociedades empresárias que recolhem imposto de renda sob os regimes de lucro real e de lucro presumido não representa ofensa à igualdade, nos termos do inciso IX do art. 170 da CF. Assim, entendeu ser inviável o judiciário infirmar a relativa liberdade de conformação da ordem tributária pelo poder legislativo.
Acrescente-se que o Ministro Marco Aurélio fez uma ressalva quanto ao efeito confiscatório abordado no voto do relator, pois deve ser considerada no conjunto, ou seja, a carga tributária suportada por todos os brasileiros, o que não impacta no resultado do julgamento, que se mantém pelos demais fundamentos.

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Bancário Nº 620

SANDBOX BACEN: 5 Pontos que Você Precisa Saber   1)  O que é o Sandbox? ⇒  ambiente único para a…

27 de outubro de 2020 em News Bancário

Leia mais >

News Tributário Nº 619

Lei do Estado de São Paulo revoga benefício do IPVA para locadoras de veículos No último dia 15 de outubro…

23 de outubro de 2020 em News Tributário

Leia mais >