Velloza Ata de Julgamento

23/03/2018 em Velloza Ata de Julgamento

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

REsp nº 1.180.878/RS – FAZENDA NACIONAL X ARTHUR LANGE S/A – INDÚSTRIA E COMÉRCIO – Min. Sérgio Kukina
Tese: Discute se pedido formulado na esfera administrativa interrompe e/ou suspende o prazo prescricional, para fins de restituição de indébito de tributo indevidamente recolhido.
Conforme divulgado no “Velloza Ata de Julgamento” de 08/02/2018, foi desprovido o RESP nº 1.180.878/RS interposto pela Fazenda Nacional, em que se discutia, dentre outras questões, a possibilidade de o pedido de restituição formulado na esfera administrativa interromper e/ou suspender o prazo prescricional, para fins de restituição de indébito.
Formalizado o acórdão deste julgamento, prevaleceu o voto do relator, acolhido por unanimidade pela 1ª Turma do STJ, no sentido de que o prazo quinquenal para ajuizamento de ação de repetição de indébito previsto no artigo 168 do Código Tributário Nacional “independerá de prévia discussão administrativa”. Ou seja, é possível interpretar que, no entender do relator, a apresentação de pedidos de restituição ou compensação na esfera administrativa não suspende, nem interrompe o prazo para ajuizamento de tal ação.
No entanto, restou reconhecido que, após proferida decisão na esfera administrativa indeferindo tanto pedido de restituição, quanto de compensação, o contribuinte está resguardado pela possibilidade de ajuizamento da ação anulatória prevista no artigo 169 do Código Tributário Nacional, cujo prazo de 2 (dois) anos inicia-se da ciência da decisão administrativa, entendimento este que motivou o desprovimento do recurso fazendário.

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Mercado de Capitais Nº 468

CVM autoriza o investimento indireto em criptomoedas pelos fundos de investimento regulados pela Instrução CVM nº 555/14 21 de setembro…

21 de setembro de 2018 em News Mercado de Capitais

Leia mais >

Velloza Ata de Julgamento

RESP 1725845 / RS – FAZENDA NACIONAL X CARBONÍFERA CATARINENSE LTDA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL – Relator Min. Herman Benjamin Tese:…

21 de setembro de 2018 em Velloza Ata de Julgamento

Leia mais >