Velloza Ata de Julgamento

10/05/2017 em Velloza Ata de Julgamento

STJ considera verba de quebra de caixa tributável

1ª Seção – 10/05

ERESP 1467095 – Relator: Mauro Campbell Marques
Fazenda Nacional x Condor Super Center LTDA.
Tema: Incidência de contribuição previdenciária sobre o auxílio de quebra de caixa

Conforme antecipamos em nosso informativo Velloza em Pauta, o STJ retomou na presente data o julgamento de embargos de divergência que tratam da discussão sobre a cobrança de contribuição previdenciária sobre o auxílio de quebra de caixa.

A Primeira Seção, por maioria de votos, deu provimento ao recurso da Fazenda Nacional para considerar legítima a incidência, vencidos os ministros Mauro Campbell e Regina Costa, que consideraram indevida a tributação da verba.

Em seu voto-vista apresentado hoje, o Ministro Gurgel de Faria considerou que a verba em discussão é paga independentemente de ter ocorrido ou não a efetiva quebra de caixa. Alegou que é uma verba recebida regularmente e de maneira habitual pelo empregado que está no desempenho daquela função, restando nítido o seu caráter remuneratório. Afirmou, ainda, que o TST, ao analisar a questão, também já decidiu pela natureza remuneratória da verba. E, com isso, sem maiores esclarecimentos, acompanhou a divergência, no sentido de dar provimento aos embargos de divergência.

É válido ressaltar que o julgamento em questão não ocorreu sob a sistemática dos recursos repetitivos, mas constitui importante precedente pois julgado pela Primeira Seção, competente para questões tributárias no STJ.

A matéria poderá ser questionada ainda no STF, que não tem precedentes recentes sobre o assunto. Porém, vale lembrar que, no dia 29/03/2017, a Corte Suprema concluiu o julgamento do tema 20 da Repercussão Geral, firmando a seguinte tese: “A contribuição social a cargo do empregador incide sobre ganhos habituais do empregado, quer anteriores ou posteriores à Emenda Constitucional nº 20/1998″.

 

VELLOZA ATA DE JULGAMENTO É UM INFORMATIVO DE JURISPRUDÊNCIA QUE SELECIONA CASOS RELEVANTES EM PAUTA NOS TRIBUNAIS, CONFORME INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELAS PRÓPRIAS CORTES. AS INFORMAÇÕES SÃO PÚBLICAS E PODEM OU NÃO SE REFERIR A PROCESSOS PATROCINADOS PELO VELLOZA ADVOGADOS.

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News China Desk

Medidas provisórias brasileiras em meio às crises econômicas causadas pela PANDEMIA DO CORONAVÍRUS Para conter as consequências em meio a…

31 de março de 2020 em News China Desk

Leia mais >

News Societário Nº 570

MP ALTERA O PRAZO PARA REALIZAÇÃO DE AGO’S E REUNIÃO ANUAL DE SÓCIOS, PERMITE A PARTICIPAÇÃO REMOTA DE SÓCIOS E…

31 de março de 2020 em News Societário

Leia mais >