News Tributário Nº 415

4/12/2017 em News Tributário

CONFAZ publica convênio sobre anistia fiscal

04 de dezembro de 2017.

O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, em reunião extraordinária realizada em Brasília no último dia 23 de novembro, publicou o CONVÊNIO ICMS nº 169/2017, objetivando estabelecer as condições para a concessão de moratória, parcelamento de débitos, ampliação de prazo para pagamento, remissão ou anistia, bem como a celebração de transação, relativamente ao ICMS.

No geral as condições propostas pelo Convênio são boas, e estabelecem prazo de até 60 meses (prazo máximo) para parcelamento dos débitos, e  redução do valor das multas e dos juros que podem chegar até 80% e 30%, respectivamente.

Serão objeto do benefício os créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados, podendo ser incluídos os valores espontaneamente declarados ou informados pelo sujeito passivo à administração tributária.

O Convênio ICMS nº 169/2017 ainda será objeto de internalização pelos Estados e Distrito Federal, que deverão publicar regulamentação local para estes assuntos. Entretanto, as empresas devem antecipar e fazer um levantamento dos débitos junto aos Estados para decidir incluí-los ou não na anistia local.

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News China Desk

Medidas provisórias brasileiras em meio às crises econômicas causadas pela PANDEMIA DO CORONAVÍRUS Para conter as consequências em meio a…

31 de março de 2020 em News China Desk

Leia mais >

News Societário Nº 570

MP ALTERA O PRAZO PARA REALIZAÇÃO DE AGO’S E REUNIÃO ANUAL DE SÓCIOS, PERMITE A PARTICIPAÇÃO REMOTA DE SÓCIOS E…

31 de março de 2020 em News Societário

Leia mais >