News Societário Nº 517

17/06/2019 em News Societário

Publicada IN Nº 63 do DREI que altera a Instrução Normativa Nº 15 e o Manual de Registro de Sociedade Limitada

Informamos que, em 14 de junho de 2019, foi publicada a Instrução Normativa do DREI nº 63, de 11 de junho de 2019 (“IN DREI nº 63”), que altera a Instrução Normativa do DREI nº 15, de 05 de dezembro de 2013, e o Manual de Registro de Sociedade Limitada.

Em razão da possibilidade de uma única pessoa constar no quadro societário de uma sociedade limitada, nos termos do Art. 1.052, § único do Código Civil, incluído pela Medida Provisória nº 881, de 30 de abril de 2019, a IN DREI nº 63 trouxe as seguintes alterações/previsões:

• A sociedade limitada composta por um único sócio será denominada de sociedade limitada unipessoal e poderá ser decorrente de constituição originária, saída de sócios, transformação, fusão, cisão, conversão, etc.

• Aplicam-se à sociedade limitada unipessoal, no que couber, todas as regras aplicáveis à sociedade limitada constituída por dois ou mais sócios, sendo que o ato constitutivo do sócio único observará as disposições sobre o contrato social de sociedade limitada.

• As decisões do sócio único serão refletidas em documento escrito (instrumento particular ou público) subscrito pelo próprio sócio único ou por seu procurador com poderes específicos.

• Somente precisam ser publicadas as decisões do sócio único no caso de redução de capital, quando considerado excessivo em relação ao objeto da sociedade;

• No caso de falecimento do sócio único, pessoa natural, a sucessão dar-se-á por alvará judicial ou na partilha, por sentença judicial ou escritura pública de partilha de bens;

• O ato de extinção de sociedade limitada unipessoal observará as disposições sobre o distrato do contrato social; e

• A “firma” da sociedade limitada unipessoal deverá conter o nome civil do sócio único, acrescido da palavra “limitada”, por extenso ou abreviada. O nome civil deverá figurar de forma completa, podendo ser abreviados os prenomes.

A IN DREI nº 63 entrou em vigor na data de sua publicação.

O escritório Velloza Advogados conta com uma equipe especializada acerca na área de direito societário e está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

­
­

Equipe Societário / M&A
EquipeM&A@velloza.com.br

­
ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 619

Lei do Estado de São Paulo revoga benefício do IPVA para locadoras de veículos No último dia 15 de outubro…

23 de outubro de 2020 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque ­ Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados até 09/2020 acerca de temas relevantes, organizados por…

15 de outubro de 2020 em News CARF

Leia mais >