News Societário Nº 515

29/05/2019 em News Societário

Publicada IN Nº 62 do DREI que dispõe acerca do deferimento automático de Atos Constitutivos

Informamos que, em 28 de maio de 2019, foi publicada a Instrução Normativa do DREI nº 62, de 10 de maio de 2019 (“IN DREI nº 62”), que dispõe sobre o deferimento automático de atos constitutivos previsto no Artigo 42, § 3º ao 6º, da Lei 8.934/94, o qual foi incluído pela Medida Provisória nº 876/2019.

O deferimento automático será aplicado para os arquivamentos de atos constitutivos de (i) empresário individual; (ii) empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI; e (iii) sociedade limitada, exceto empresa pública, quando:

• Tenham sido concluídas as consultas prévias da viabilidade de nome empresarial e de localização;

• O instrumento contiver apenas as cláusulas padronizadas previstas nos anexos desta instrução normativa; e

• For apresentado, de forma física ou digital, os documentos obrigatórios para a instrução do pedido de arquivamento previstos nos anexos desta instrução.

O deferimento automático não será aplicado para (i) casos decorrentes de transformação, fusão, cisão ou conversão; e (ii) integralização de capital com quotas de outra sociedade.

A Junta Comercial terá o prazo de até 2 (dois) dias úteis, contados da data do deferimento automático, para realizar o exame do cumprimento das formalidades legais dos atos constitutivos.

O atos constitutivos apresentados em desconformidade com os requisitos mencionados acima não farão jus ao registro automático, devendo ser analisados de forma convencional pela Junta Comercial.

A IN DREI Nº 62 entrará em vigor após decorridos 90 (noventa) dias da data de sua publicação.

O escritório Velloza Advogados conta com uma equipe especializada em direito societário e está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Societário Nº 568

GOVERNO REGULAMENTA PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE STARTUPS DE FORMA SIMPLIFICADA Em abril de 2019, por meio da Lei Complementar nº…

27 de março de 2020 em News Societário

Leia mais >

News Mercado de Capitais Nº 567

CVM prorroga prazos regulatórios e suspende restrições em função da pandemia do COVID-19 Em razão do agravamento dos impactos econômicos…

26 de março de 2020 em News Mercado de Capitais

Leia mais >