News Societário Nº 511

2/05/2019 em News Societário

MP da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica

A Medida Provisória nº 881, publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 30 de abril de 2019 (“MP 881”), institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, e estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador das atividades econômicas.

Dentre as principais propostas da MP 881 destacamos aquelas relacionadas à diminuição da burocracia para a abertura de empresas, as modificações das normas societárias para limitação de responsabilidade do empresário e a interpretação das relações contratuais de forma a privilegiar os termos avençados em contrato em detrimento da legislação infraconstitucional.

A MP 881 entrou em vigor na data de sua publicação, mas alguns direitos por ela garantidos ainda dependem de regulamentação específica (e.g. definição de atividade de baixo risco, regras para a digitalização de documentos e de facilitação do acesso ao mercado de capitais). Ela ainda precisa passar pela aprovação do Congresso Nacional no prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, sob pena de perder a eficácia desde a data de sua edição.

A Equipe de Direito Societário e M&A do escritório Velloza Advogados Associados está à disposição para esclarecimentos de dúvidas a respeito das disposições da MP 881 e sua aplicabilidade nas relações empresariais.

­

­

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Societário Nº 568

GOVERNO REGULAMENTA PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA DE STARTUPS DE FORMA SIMPLIFICADA Em abril de 2019, por meio da Lei Complementar nº…

27 de março de 2020 em News Societário

Leia mais >

News Mercado de Capitais Nº 567

CVM prorroga prazos regulatórios e suspende restrições em função da pandemia do COVID-19 Em razão do agravamento dos impactos econômicos…

26 de março de 2020 em News Mercado de Capitais

Leia mais >