News Societário Nº 511

2/05/2019 em News Societário

MP da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica

A Medida Provisória nº 881, publicada na edição extra do Diário Oficial da União de 30 de abril de 2019 (“MP 881”), institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, e estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador das atividades econômicas.

Dentre as principais propostas da MP 881 destacamos aquelas relacionadas à diminuição da burocracia para a abertura de empresas, as modificações das normas societárias para limitação de responsabilidade do empresário e a interpretação das relações contratuais de forma a privilegiar os termos avençados em contrato em detrimento da legislação infraconstitucional.

A MP 881 entrou em vigor na data de sua publicação, mas alguns direitos por ela garantidos ainda dependem de regulamentação específica (e.g. definição de atividade de baixo risco, regras para a digitalização de documentos e de facilitação do acesso ao mercado de capitais). Ela ainda precisa passar pela aprovação do Congresso Nacional no prazo de 60 dias, prorrogáveis por mais 60, sob pena de perder a eficácia desde a data de sua edição.

A Equipe de Direito Societário e M&A do escritório Velloza Advogados Associados está à disposição para esclarecimentos de dúvidas a respeito das disposições da MP 881 e sua aplicabilidade nas relações empresariais.

­

­

­

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 865

SC COSIT nº 50/2024 – Sociedades de Crédito Direto Não São Obrigadas a Apurar o IRPJ pelo Lucro Real No…

28 de março de 2024 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados em 02/2024 sobre temas relevantes, organizados por setor de…

27 de março de 2024 em News CARF

Leia mais >