News Mercado de Capitais Nº 435

4/05/2018 em News Mercado de Capitais

ANBIMA publica os novos Códigos de Autorregulação para as atividades de Administração de Recursos de Terceiros e Distribuição

04 de maio de 2018

Foram publicados hoje, 04/05/2018, os novos códigos de autorregulação da ANBIMA para as atividades de Administração de Recursos de Terceiros (que substitui os Códigos de Fundos de Investimento e de Gestão de Patrimônio) e Distribuição (que consolida os códigos de Varejo e de Private Banking).

Os documentos trazem regras gerais de conduta, segurança cibernética, contratação de terceiros, uma melhor definição dos papéis e responsabilidades de cada atividade e nova regras de publicidade.

I – Administração de Recursos de Terceiros

O Código de Administração de Recursos de Terceiros traz capítulos específicos sobre cada atividade, quais sejam: administração fiduciária, gestão de recursos e gestão de patrimônio. A atividade de gestão de patrimônio era anteriormente contemplada no Código de Gestão de Patrimônio, o qual deixa de existir.

Nos anexos do referido Código, foram estabelecidas as exigências aplicáveis a cada produto: fundos regulados pela Instrução CVM 555, com regras adicionais para crédito privado; carteira administrada, com exigências para contrato e remuneração; Fundos de Índice; FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), com normas sobre fomento mercantil, padronização de informativo mensal, aquisição e monitoramento de regras para crédito privado; e Fundos de Investimento Imobiliários, com exigências de laudos de avaliação e atualização de prospecto.

II – Distribuição

A estrutura do Código de Distribuição traz os critérios mínimos que deverão ser observados pelas instituições em suas políticas e procedimentos, bem como regras específicas para a atividade de distribuição, contemplando critérios de divulgação de informações, suitability, canais digitais, conheça seu cliente e estrutura mínima para a prestação do serviço de private.

As instituições terão até o dia 2 de janeiro de 2019 para se adaptarem às novas regras.

A íntegra dos novos Códigos poderá ser acessada através dos seguintes links: Administração de Recursos de Terceiros e Distribuição.

A equipe de Mercado de Capitais do Velloza está avaliando no detalhe cada alteração promovida pelos novos Códigos e seus possíveis impactos nos processos e rotinas hoje adotados pelos participantes do mercado, ficando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao novo conteúdo autorregulatório.

Atenciosamente,

Guilherme Cooke
(11) 3145-0464
guilherme.cooke@velloza.com.br

Felipe Marin Vieira
(11) 3145-0462
felipe.marin@velloza.com.br

Priscila Monteiro Cunha
(11) 3145-0935
priscila.cunha@velloza.com.br

Thais Helena Monteiro Riccio
(21) 2509-0055
thais.monteiro@velloza.com.br

Equipe Mercado de Capitais – Velloza Advogados

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 453

Justiça Federal de São Paulo reconhece que empresas de leasing podem excluir as receitas financeiras da base de cálculo do…

12 de julho de 2018 em News Tributário

Leia mais >

News Especial Nº 452

Projeto de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é aprovado pelo Senado Federal 11 de julho de 2018 Foi…

11 de julho de 2018 em Legislação

Leia mais >