News CARF

27/01/2020 em News CARF

Bancos podem deduzir prejuízos na venda ou cessão de ativos financeiros na apuração de PIS/COFINS

Em julgamento ocorrido em Outubro de 2019, o CARF reconheceu a dedutibilidade do resultado negativo apurado por um Banco em operações de venda ou de transferência de ativos financeiros que foram baixados, registrado na conta COSIF 8.1.9.15.00-4.

O prejuízo apurado foi classificado como despesa incorrida em operação de intermediação financeira, enquadrando-se no art. 3º, §6º, “a”, da Lei nº 9.718/1998.

O Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF) ampara o entendimento do CARF, considerando que a Demonstração de Resultado do COSIF consigna no Grupo 15 – Despesas da Intermediação Financeira as despesas em “Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros”, ao lado de “Provisão para Créditos e Liquidação Duvidosa”, entre outras.

Restou superado o entendimento fiscal de que não haveria base legal à dedução tomada pela Instituição Financeira, prevalecendo a correta interpretação do art. 3º, §6º, “a”, da Lei nº 9.718/1998, que assegura a redução da base de cálculo do PIS/COFINS mediante a subtração das despesas incorridas em operações de intermediação financeira.

A tese em comento soma-se à dedutibilidade de despesas com Provisão para Créditos e Liquidação Duvidosa abordada em nossos Informativos nºs 398, 449 e 524, sendo ambas formas legítimas e com firme amparo legal à devida apuração de PIS/COFINS por Instituições Financeiras.

Clique aqui para ver a íntegra do acórdão nº 3201-005.808, de 22/10/2019.

Estamos à disposição para conversar sobre esse julgamento, em busca de soluções importantes à recuperação de valores recolhidos indevidamente e à revisão da apuração fiscal em curso.

­

 

ESTE BOLETIM É MERAMENTE INFORMATIVO E RESTRITO AOS NOSSOS CLIENTES E COLABORADORES. FICAMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE A(S) MATÉRIA(S) AQUI VEICULADA(S).
Velloza Advogados |

VER TAMBÉM

News Tributário Nº 619

Lei do Estado de São Paulo revoga benefício do IPVA para locadoras de veículos No último dia 15 de outubro…

23 de outubro de 2020 em News Tributário

Leia mais >

News CARF

Acórdãos CARF em Destaque ­ Nesta edição, destacamos acórdãos do CARF publicados até 09/2020 acerca de temas relevantes, organizados por…

15 de outubro de 2020 em News CARF

Leia mais >